Domínio .pt faz quinze anos

Os primórdios da Internet na língua de Camões e Pessoa.Notícia no Sol online:

Foram nove os primeiros domínios registados em «.pt», corria o ano de 1991. Dns.pt, fccn.pt, inesc.pt, inescb.pt, inec.pt, puug.pt, ssf.pt, ua.pt e e up.pt inauguraram a presença de entidades nacionais na Internet.

Foi, no entanto, a partir de 1995, que se deu a primeira grande explosão de domínios «.pt», já que «a World Wide Web era pouco conhecida em Portugal até à data», explica Pedro Veiga, presidente do conselho executivo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pelo serviço de registo de domínios e subdomínios «.pt».

«Com o aparecimento das empresas comerciais, como a Telepac, dá-se, de facto, em 1995, a grande explosão de domínios .pt, mas, em 2001, com o advento da bolha tecnológica, deu-se um crescimento exponencial», acrescenta o responsável.

Um crescimento que desacelera nos dois anos seguintes e que sofre novo impulso a partir de Março de 2006, por força da mudança das regras de registo, da consequente redução da burocracia e da diminuição dos custos em cerca de 40 por cento.

Nem o aparecimento do domínio comunitário «.eu» veio desacelerar este acréscimo, responsável pelo registo mensal de 3000 a 3500 novos domínios «.pt». «O .eu não tem tido o impacto esperado e penso que não irá influenciar os registos nos domínios dos países da União Europeia», sustenta Pedro Veiga.

Como as regras estão, há muito, definidas, tem sido bastante pacífica a atribuição de domínios «.pt». Excepção feita a uma disputa pelo domínio «borlix.pt» que opôs uma empresa do Grupo Sonae à Borlix Lda.

A primeira fez o registo do domínio com base num pedido de marca, mas a segunda exigiu o mesmo registo por causa do nome da empresa. O caso acabaria em tribunal e o domínio seria atribuído à empresa da Sonae, dando razão à FCCN.

Actualmente, existem quase 75 mil domínios «.pt» activos, número que, acrescentado aos mais de 19 mil «.com.pt» e aos cerca de nove mil «.edu.pt» faz com que sejam mais de 104 mil os domínios nacionais.

Riki

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: